Se há alguma coisa pela qual gostaria de ser lembrado é ter ajudado as pessoas a compreender que liderança é ajudar outras pessoas a crescer e a alcançar o sucesso. Ainda tenho muito a fazer. (Jack Welch)

Informes leandrorocha.com

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Fulvio Longhi // iMasters

Características de um bom desenvolvedor - Parte 02

COMPARTILHE

 

No artigo passado, nós começamos a buscar resposta pra uma questão sempre em destaque por profissionais da área de programação: Como podemos reconhecer um bom programador?

Com certeza há atributos que são mais importantes que outros, mas vamos tentar listar aqui nesta segunda parte mais um pouco sobre as características mais relevantes de um bom desenvolvedor.  Acompanhe a nossa jornada nos tópicos abaixo:

Conhece a fundo as ferramentas

Um grande desenvolvedor sabe quais ferramentas estão disponíveis e como usar cada uma delas. Ele também sabe que nem todas as ferramentas são apropriadas para qualquer tarefa em particular.

Um grande desenvolvedor sabe como tirar o máximo de aproveitamento de uma ferramenta para conseguir resultados muitas vezes inimagináveis.

Melhora as ferramentas

Um grande desenvolvedor sabe que suas ferramentas podem ser sempre melhoradas. Ele consegue modular e fatorar características de um problema de negócio, para ser reutilizado em vários pontos do mesmo sistema (ou de outros).

Um grande desenvolvedor procura constantemente oportunidades para aumentar a sua produtividade.

Sabe quando pedir ajuda

Um grande desenvolvedor tem o prazer de um desafio. Ele gosta de bater contra uma parede de tijolo e lentamente ir quebrando-a. Algumas paredes são mais espessas do que outras e às vezes a parede tem um buraco já quebrado, mas ele não conseguiu enxergá-lo.

Um grande desenvolvedor percebe quando é a hora de pedir ajuda e assim o faz. Ele sabe a quem pedir ajuda. Um grande desenvolvedor sabe que não há nenhuma vergonha em assumir o que não sabe.

Sempre tem um projeto paralelo

Um grande desenvolvedor nunca está completamente satisfeito com o projeto atual. Ele está sempre trabalhando também em um projeto paralelo (provavelmente muitos).

O objetivo é sempre destinado a investigar uma ideia, entender um recurso de linguagem ou biblioteca, automatizar um processo ou solucionar um problema já resolvido de uma forma mais eficiente/inteligente.

Documentação necessária e constante

Um grande desenvolvedor sabe o que documentar. Ele se esforça para manter uma auto-documentação de código, mas sabe que uma certa quantidade de documentação manual é sempre necessária.

Um grande desenvolvedor sabe que a documentação precisa satisfazer apenas dois objetivos: educar o público atual e preservar o conhecimento suficiente sobre o assunto para que o público atual possa expandir a documentação necessária para qualquer audiência futura.

Vamos continuar ampliando essa discussão no próximo e último artigo desta série. Aguardo o feedback, críticas e trocas de ideias como sempre fazemos por aqui através dos comentários. Até lá!

fonte: imasters.com.br
Comentar essa notícia (0) | Visualizar Impressão

Últimos comentários (0)

destaques

frase do mes

Se há alguma coisa pela qual gostaria de ser lembrado é ter ajudado as pessoas a compreender que liderança é ajudar outras pessoas a crescer e a alcançar o sucesso. Ainda tenho muito a fazer. (Jack Welch)

enquete

Excelente!
Ótimo!
Bom!
Regular!
  - gráfico de resultado

LEANDROROCHA.COM - DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES
leandro@leandrorocha.com | +55 (69) 9222 - 6245
todos os direitos reservados Ago/2004 ~ Fev/2011

FORMAS DE PAGAMENTO: